A Empresa > Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

Processos para a garantia de transparência

026_Andaime_-_MGA MRS Logística é uma concessionária de serviços públicos e uma companhia constituída sob a forma de sociedade anônima. Estes dois fatores imprimem ao nosso modelo de gestão uma série de responsabilidades com relação a identificação e tratamento de riscos, confiabilidade dos indicadores, controle das informações enviadas ao mercado e o correto endereçamento de assuntos éticos, entre outras questões relacionadas a governança.

O setor ferroviário nacional é regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece uma série de metas com relação a produtividade e segurança, que são reportadas regularmente pelas concessionárias e compiladas pela Agência. O Contrato de Concessão e Arrendamento é o documento que define os direitos e deveres da MRS como concessionária de serviço público, e está disponível para consulta no link no rodapé desta página.

Estrutura

A MRS foi constituída como uma S.A. em 1996 para operar a chamada Malha Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). MBR (32,9%), CSN (18,6%), Congonhas Minérios (18,6%), UPL (11,1%), Vale (10,9%), Gerdau (1,3%) e um grupo pulverizado de pequenos investidores (6,5%) são os acionistas da companhia. Estas empresas, a partir de um Acordo de Acionistas, constituem, por meio de representantes, o Conselho de Administração, o mais alto órgão de governança da MRS, responsável, entre outras atribuições, pelo direcionamento estratégico global da companhia, pela decisão sobre os investimentos mais significativos e pela saúde e longevidade da organização.

O Conselho de Administração também nomeia o Presidente e os Diretores da Companhia. Em seu mais alto nível executivo, a MRS possui hoje seis Diretorias: Operações, Engenharia e Manutenção, Comercial, Finanças e Desenvolvimento, Recursos Humanos e Relações Institucionais.

Ética

A MRS é reconhecida no mercado por estender a colaboradores e parceiros seus compromissos com a ética e a transparência nos negócios. Todos os colaboradores MRS são signatários do Código de Ética da companhia e se responsabilizam pela qualidade, precisão e limites das informações prestadas, bem como se comprometem a um padrão bastante rigoroso de conduta. O Código de Conduta da MRS está disponível para download no rodapé desta página.

Auditoria Interna

Ligada diretamente ao Conselho de Administração, e com a função de promover auditorias tanto investigativas quanto de caráter consultivo e preventivo, a Auditoria Interna da MRS foi a primeira do gênero em ferrovias sul-americanas a receber a certificação de qualidade do IIA Global, a principal entidade do segmento, que avalia a consistência e a qualidade dos processos de monitoramento de riscos, governança e ética no ambiente de negócios.

Para comunicação a respeito de possíveis desvios éticos ou denúncias, a companhia mantém o canal Linha Direta com a Auditoria, que você pode acessar em nossa página de contato.



Clique aqui
para acessar o Código de Conduta da MRS.